Imagem capa - A importância da foto e video no Casamento por Rafa Guedes
Dicas Casamentos

A importância da foto e video no Casamento

Estou começando uma série de artigos, envolvendo minha área, que é o video documentário de casamentos. Nesse primeiro artigo eu vou escrever um pouco sobre como é importante o video e a fotografia do dia do seu casamento, e poder ajudar com alguns tópicos que as vezes os casais possam ter algumas dúvidas.


Hoje em dia a tecnologia dos telefones celulares para capturar fotos e videos tem avançado de uma forma tão absurda que podemos sim obter resultados satisfatórios com nossos aparelhos, motivo pelo qual eu mesmo utilizo muito em determinados momentos, ao invés de levar uma câmera com lente, com valores astronômicos para alguns lugares.

Mas quando falamos de um evento, ou algum acontecimento que necessita de algo mais profissional, esses aparelhos não conseguem obter os resultados desejados, por uma série de questões, e ai que entra um pouco do contexto que pretendo chegar.

Em um casamento por exemplo, podemos observar vários dos convidados registrando momentos com seus aparelhos, até ai perfeito, mas muitos desses convidados podem acabar interferindo de alguma forma no trabalho de outros profissionais, e ainda cabe aquela questão, será que um dia os celulares com as fotos e videos dos convidados poderão substituir um profissional?




No meu ponto de vista não, porque um pessoa que trabalhe com isso é treinada e capacitada para tal função, onde não basta apenas apontar o equipamento e disparar, e sim ter a capacidade de observar e extrair daquele momento o melhor possível.


Agora queria falar um pouco da importância de tudo isso em seu casamento.


Há um certo tempo atrás, em um congresso de casamento, um colega comentava sobre um acontecimento que teve com um casal. Ele havia feito o video de casamento deles  e que esse casal tinha um amor ímpar um para com o outro,  a festa foi linda, todos estavam muito felizes por todo o ocorrido. Passado alguns meses após esse casamento, esse colega ainda não tinha terminado a edição do video, e a noiva entrou em contato com ele, que tinha perdido seu marido em um acidente de carro.


Isso me fez refletir sobre o poder que temos na mão, mas eu confesso que me despertou algo ainda mais compulsivo a respeito das recordações que esses casais querem e necessitam ter, para um dos dias mais importantes das suas vidas, seu casamento, a união de duas famílias, os sonhos que plantam para colher no futuro, tudo isso tem uma importância e um significado muito forte, e de uma responsabilidade sem tamanho.



Ai voltando ao caso dessa esposa, que perdeu seu marido, qual valor terá o registro de seu casamento?, será que nessa hora, todo os custos com uma decoração luxuosa, aparatos que no dia seguinte ja nem serão usados ou lembrados, bebidas e comidas caras terão um valor maior do que o registro de um beijo ou um abraço sincero, um olhar, um sorriso dos pais e avós que em um determinado momento não estarão mais ali, e das recordações para os filhos e netos?


Esse meu pensamento, acabou sendo uma forma de tratar meus casais, no qual acreditam nos mesmos ideais que eu, não tiro a importância de nenhum profissional envolvido em um casamento, pois sei que eles também fazem parte de todo um dia especial, para que tudo aconteça da melhor forma possível, mas caros casais, não deixem de registrar um dos dias mais importantes nas suas vidas, criem conexões com os profissionais, escolham com carinho essas pessoas pois tenho certeza que nós damos a vida para termos um lindo registro das suas vidas.


Deixe nos comentários qual a importância dessas recordações na sua vida, e qual foi a maior

delas que vocês tiveram até hoje.


Nos vemos nos próximos artigos. Até breve.


Rafa Guedes.